terça-feira, dezembro 30, 2008

"...@ christmas..."

...com família, amigos, prendas,comidas ,doces e meias sempre em números múltiplos, como manda a tradição...e é assim um bom natal!

"...@ tertúlia castelense with peixe:avião..."

...e o fred, o joão, a maria, a rosa, a rita, a xana, a ester e a ana no sábado 20...ah e o tipo à bateria é o amigo pedro...

terça-feira, dezembro 09, 2008

"...@ caixa do correio..."

...e enviado de londres por alguém que se lembrou!
thank you m.a.m.!

"...@ 136F's birthday..."

...a brincar às casinhas, grandes ou pequenas, com maus e bons clientes, velhos e mais novos, fossem bons ou maus pagadores, com discussões e músicas, com a corda mais ou menos ao pescoço ou a dormir a sesta, mas sempre nós e só nós desde há um ano...é e continua a ser bom trabalhar assim...

terça-feira, novembro 18, 2008

"...KJFG No.5 by Alexander Alexeev..."

...e foi este o vídeo que quebrou a sessão de sexta feira no cinanima, fabulosamente simples e com muita piada!

segunda-feira, novembro 17, 2008

"...@cinanima in espinho..."

...com a rosa, a miriam e o guilherme. Tivemos a sorte dos bilhetes e de ter visto maus e muito bons filmes, entre os quais o vencedor "la maison en petit cubes" de Kunio Kato e um muito porreiro do Alexei Alexeev - "KJFG Nº.5"

quinta-feira, novembro 13, 2008

"...@ salamanca 7 years ago..."

...a muitas e longas viagens...

"...@ turquia 6 years ago.."

...a muitas e longas viagens...

terça-feira, novembro 11, 2008

"...@ sá da bandeira with nouvelle vague.."

...no sábado 8 de novembro com a rosa, a teresa, a sandra e o xico e companhia...and we danced...

terça-feira, outubro 14, 2008

"...@ fôjo, fão, esposende...."


Há amigos que se reunem e 11 anos depois ainda se comportam como se estivessem todos juntos dentro da mesma sala de aula todos os dias...A mim, ao césar, ao pedro, aos filipes e ao marco juntou-se o sérgio, pescador e dono do fôjo, mítico bar de fão à beira rio plantado, senhor de boas receitas (dizem que foram 11) e com remédio para tudo. A ele pertencem alguns dos maiores dizeres de todos os tempos...

"...tens de saber nadar e mergulhar muito bem para atingires a minha profundidade!"

"...as pessoas vão para as praias porque existe àgua, no entanto quando chove, fogem da praia com medo da chuva..."

"...o dicionário é onde vem escrita alfabeticamente toda a ignorância humana!"

e remata "..eu nunca fecho!! Às vezes vou à pesca....!"...e ainda bem que não foste!

quarta-feira, outubro 08, 2008

"...@ 23.59h in convívio, guimarães..."

"When it comes to a musical persona, "modern-day Adam and Eve" isn't a bad choice. If any duo can pull it off, it's the quiescent Mi and L'au."
New York Times

Nadine Khouri

"Musically this makes for stunning listening. You need this."

Rough Trade Shop(UK)

“Stunningly beautiful singer-songwriter.”

Spitz (UK)

...no convívio com a rosa, a maria, o joão, o frederico e a sofia e o toni (às vezes!)!

"...@evoramonte, alentejo..."

pedro sara santos flying in evoramonte
...sessão de saltos perto de évora, não com o nelson e sim com o pedro, a sara, a maçã e o frederico.

terça-feira, setembro 16, 2008

"...leonor brito birth date..."

...e 17 horas depois apareceu!
beijos prás meninas e abraço para o pai jorge

segunda-feira, setembro 15, 2008

"...@ experimentadesign com peter zumthor..."

"Peter Zumthor: Edifícios e Projectos 1986-2007 nasceu de uma iniciativa do Kunsthaus Bregenz (KUB) em colaboração com a Experimenta. Um dos principais centros de exposição de arte contemporânea do mundo e sediado num edifício desenhado pelo próprio, o KUB foi palco da estreia da exposição em 2007. A sua vinda a Lisboa integrada no programa de lançamento da Bienal é a primeira apresentação numa itinerância internacional.Compreende 29 projectos e edifícios apresentados através de um impressionante acervo documental proveniente dos arquivos do Atelier Zumthor: desenhos, esquiços, plantas e maquetas. Pelo seu poder representativo e impacto físico, destacam-se seis maquetas de grande escala e duas instalações vídeo que propõem uma nova forma de mostrar e ver arquitectura num contexto expositivo.Estendendo-se por mais de mais de 2000 m2, a exposição mostra a obra completa de Zumthor numa perspectiva antológica. Oferece um olhar privilegiado e revelador sobre o processo criativo de Peter Zumthor, abordando a forma como trabalha e desenvolve meticulosamente as ideias desde o estádio embrionário até à fase de implementação, ilustrando as lógicas de concepção, formulação e teste que estruturam todo o seu percurso criativo.Fiel ao princípio de Zumthor de que a arquitectura é acima de tudo vivencial, a exposição permite experienciar os seus edifícios de formas alternativas. As instalações fílmicas replicam, em tempo e à escala real, a experiência física de entrar e percorrer os espaços por ele desenhados.Única na amplitude e profundidade da sua abordagem, a exposição constitui uma referência quer no percurso de Zumthor quer no estudo da arquitectura contemporânea."
in www.experimentadesign.pt

"...no King* com Aquele Querido Mês de Agosto..."

"Aquele Querido Mês de Agosto”, o único filme português presente em Cannes, incluído na Quinzena dos Realizadores, é um objecto cinematográfico aliciante. Junta documentário, ficção e mete toda a equipa de rodagem dentro da acção do filme, como se fosse exigida uma participação de tipo antropológico no facto social.Estamos no domínio do Portugal profundo, rural, das festas tradicionais, das procissões e milagres, dos emigrantes que passam férias na aldeia natal, dos intrépidos heróis que se atiram da ponte para o rio e roubam casacos ao marroquinos...Tudo no enquadramento da musica popular, ligeira, romântica a condizer com as paixões de adolescentes e o gosto dos mais velhos, inconformados com os U2 e os AC//DC cantarem em inglês. O universo de “Aquele Querido Mês de Agosto”, na Beira Interior, remete-nos para o verdadeiro Portugal não globalizado, indiferente ao consumo de massas, em que a satisfação das necessidades básicas passa por uma refeição bem servida com um leitão cozinhado à moda da terra, bem regada com vinho tinto. Esqueça-se também a arrogância intelectual, de um qualquer artista de rádio nacional com depressões cantadas em verso inglês. Aqui respira-se o ar puro da serra e a vida, sim o pulsar vida dos portugueses sente-se nas canções de Marante, Dino Meira e Tony Carreira."
José Paulo Alcobia
*cinemas King, Lisboa

sexta-feira, agosto 29, 2008

"...cinema paradiso..."

...em guimarães, ao ar livre na praça da oliveira, o filme dos filmes na versão original!...com alfredo e toto...
"...Era uma vez um cinema que era o centro do mundo. E passavam muitas coisas na tela e estórias vertiginosas e pessoas que mudavam muitas vezes de vida e de cabelo e falavam diferente e com outros nomes. Ficava numa cidade pequena, sem alcatrão por chão e com a brancura e a intimidade das coisas muito próximas, num conhecimento quase absoluto dos outros – ao que se chamaria família, mas maior. E nela um rapaz: Toto (Salvatore Cascio).Ao encargo da mãe, de olho na irmã mais nova e sem o pai que foi para um daqueles sítios fardados de vermelho até secar de onde não se volta, Toto vivia encantado com o cinema. E o seu tinha o nome de Paraíso, Cinema Paraíso. Por seu cúmplice, Alfredo (Philippe Noiret): o homem responsável pelos sonhos, o projeccionista que faz rodar a película. O habitáculo predilecto para ambos é a pequena sala de projecções do Cinema Paraíso, onde Alfredo ensina a Toto o abecedário da sua profissão, perante o olhar nunca saciado do mais pequeno.Salvatore (Jacques Perrin), um renomado cineasta, a versão grande de Toto, recebe a notícia de que Alfredo está a morrer. Salvatore, que tinha partido da sua terra natal por conselho de Alfredo, para nunca mais voltar, para que não fique para sempre «cego», não consegue evitar o retorno. À terra e ao passado, à espera de ser saboreado no anseio do encontro dos amores que um dia estiveram mas mais lá não estão. E a viagem é deliciosa a quem vê, a quem ouve e a quem sorri.Esta é considerada por muitos a obra-prima de Giuseppe Tornatore. Venceu, inclusive, um Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes. Mas não pela técnica. Essa a única mestria que possui é não atrapalhar. A beleza é do conteúdo, é da estória que se conta com o brilho de qualquer coisa que não se percebe, e mesmo passados muitos dias, muitas semanas e anos nos leva ao sorriso pela simplicidade e coração da voz do pequeno Toto.A banda sonora composta por Ennio Morricone, com a participação do seu filho Andrea Morricone, é um pérola sobre uma outra, uma pequenina sobre uma muito, muito grande. Como um sorriso a colorir os olhos mais bonitos da floresta. A melodia deixa à ingenuidade os pensamentos e, mesmo que sem nada concreto, as coisas dos sonhos acordados são as mais bonitas do mundo."
Hugo Torresin rascunho.net

quarta-feira, agosto 27, 2008

"...vacation, vacaciones, vacances, urlab..."



...com a rita, a joana, a ana maria, a lila, o togu, o lourenço, a mafa, a maria, o filipe e a ana pela meia praia, praia da d.ana, arrifana, amoreira, vale dos homens, carriagem, odeceixe e amália...

quinta-feira, julho 24, 2008

"...with arnaldo antunes e a maria live @ casadamusica..."

...e assim foi no dia 23 de julho na sala suggia da casadamusica com o arnaldo à frente e a maria ao lado. Estou pronto para mais um! (mais as iscas, os pimentos e a cerveja em copo de vinho...).

ah!, já não se usa o "...ei!Não era por aí!". Pelos vistos é "...podias ter ido pela hipotenusa e vais agora fazer os dois catetos!" - geométrico não?!

quinta-feira, julho 03, 2008

"...with nick cave, cocorosie & rufus wainwright in concert..."

... e assim foi no dia 23 de abril no coliseu no porto com o nick,
...no dia 27 de maio em braga no theatro circo com as cocorosie

... e no dia 28 de junho na casa das artes com o rufus.

terça-feira, abril 29, 2008

"...Pitões das Júnias..."

Depois de, num acto de saudosismo,  ter aberto a pasta das imagens que tinha de Pitões das Júnias, aldeia mítica do norte do país, capital da bienal onde a arte de bem comer se alia à arte de nada fazer,  encontrei uma que exemplifica na perfeição o estado de espírito e de desenrasque e boa disposição dos seus habitantes...fez-me lembrar algo do kusturica no gato preto, gato branco... a fotografia é de 2004 nas festas de S.João de Fraga 


terça-feira, abril 15, 2008

"...TRIturadores!"


"A festa do Futebol Clube do Porto é como a Páscoa, acontece todos os anos, só não se sabe em que semana!"

quarta-feira, abril 09, 2008

"...acordo ortográfico..."


Agora que estamos na indecisão de saber se "óptimo" se escreve com ou sem "p" e se acção leva "c" ou não, faz mais sentido lembrar o que se faz por aí com a língua portuguesa e o que os portugueses e o mundo fazem dela (salvo seja!). Há cerca de 2/3 anos fiquei maravilhado com uma data de palavras que não conhecia e que pareciam comuns aos meus amigos emigras que depois de algum tempo fora do país adoptam uma espécie de novo dialecto onde se mistura a lingua de origem com a do país anfitrião...tipo: fiquei a saber o que eram bagas e trunk - sacos e mala nos estates, ex"...pega nas bagas e coloca-as na trunk do carro!"; estouas  - lojas nos estates, ex:"...amanhã vamos às estouas e compramos isso!"; e o fantástico "telefona-me pra trás!", mais conhecido por lá como "call me back!"
Outro universo fantástico é o das traduções automáticas que transforma no português-inglês a cidade de "viana do castelo" em "i saw ana from the castle!", e no caso inverso, os arqºs Frank Lloyd Wright e Mies Van Der Rohe em Frank Lloyd Certo e Mies Forgoneta Der Rohe.
O pico foi atingido num restaurante indiano - nepalês visitado por uma amiga em que a ementa continha a mais bela tradução para "Sumo natural de laranja" - "i disappear natural of orange"...
...porreiro pá!

*
*copyrights da sara

quarta-feira, abril 02, 2008

"...arquitectura em lugares comuns..."

"Um pouco mais pequeno que o indiana"*, é assim que é este lugar à beira mar plantado, cheio de arquitecturas e arquitectos, uns optimistas, outros não, uns mais outros menos sérios , mas como se referiu nos seus lugares comuns..."são como as meninas, os bons vão para o céu, os maus para todo o lado!"
Mas como também sempre ouvi durante os dias que envolveram a discussão "...conditions are perfect!"

*filme de Daniel Blaufuks (realização e argumento) com fotografia de João Ribeiro, música original de Dead Combo, 78' / portugal 2006

quarta-feira, março 19, 2008

"...B.O.D.E.*...."

imagem de marca da organização e do organizador - sr Ivo
"A (provisória) direcção da inexistente confraria" pautou-se por uma excelente organização do primeiro B.O.D.E. com todos os elementos necessários a um serão fora de série.
1 - será de ressalvar a excessiva presença física de elementos masculinos;
2 - será de ressalvar a excessiva presença física de cabelos faciais em elementos masculinos;
3 - será de ressalvar a presença em espírito de pelo menos 200 elementos femininos;
4 - a feijoada, com ou sem brasileira, estava fora de série;
5 - as bolinhas de prata na mousse foram uma referência a não esquecer pelas memórias de infância em que se partiram dentes a tentar comê-las;
6 - foi o início de uma tradição milenar e "eu fui!";
7 - o sr Ivo deveria, de acordo com a maioria dos presentes, fazer do seu look a sua imagem diária;
Por estas e outras demais razões poderemos afirmar que estivemos, nós candidatos a confrades, num dos maiores acontecimentos da cidade do porto desde o porto 2001.

* B.igode's O.porto D.inner E.vent

segunda-feira, março 17, 2008

"...em Paris de França!"

(palais tokio, paris 2008)

Pode parecer que é vida fina... e realmente é! Pode ser que não faça nada nos próximos 2 meses só para equilibrar o que gastei mas parece-me que no fim de tudo valeu a pena. Entrei em tudo o que era museu, centro cultural, monumento e casa famosa, andei em tudo o que é transporte público e jantei o que de melhor se pode comer por lá... e paguei por isso. 6 dias e 5 noites na cidade luz a andar, andar, correr, andar e andar das 8 à 1 da manhã. Viagem à penetra a convite do amigo professor de lisboa num grupo de 39 no total, liderados pela guia,tradutora,intérprete e maratonista Ana Tostões. Não sei o que a move mas faz com que nunca queira parar...

Pikica, obrigado pelo convite, foi à grande e à francesa!

(algumas fotos e outras para recordar)

sábado, janeiro 12, 2008

"...and now, for something completely different..."

...ano novo, vida nova!

"...and a happy new year!"

(foto pedroserrao)
festa de passagem de ano/inauguração da casa ritamaria - quando se pensa que não caberiam mais pessoas dentro de um T2, acabamos sempre surpreendidos... (fotos01 fotos02)